13 março, 2011

Cirurgia plástica depois da gravidez: benefícios e restrições



Cirurgia plástica depois da gravidez: benefícios e restrições


É necessário esperar pelo menos seis meses após o fim da amamentação para fazer uma cirurgia plástica, que não deve ser feita para obter o emagrecimento instantâneo.



A hora de encarar o espelho depois da gestação pode ser difícil para mulheres que carregaram um ou mais filhos na barriga por nove meses. Muitas pensam em recorrer à cirurgia plástica para reverter a situação da alteração do contorno corporal. O cirurgião plástico Dr. Alan Landecker (CRM 87043), Membro Titular e Especialista em Cirurgia Plástica pela SBCP - Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), alerta, no entanto, que se deve ir com calma. “Fazer cirurgia plástica no período pós-parto é permitido, mas não é recomendado. Eu indico fazer a cirurgia plástica pelo menos seis meses após o fim da amamentação, porque o organismo fica sob efeito de uma série de hormônios. Mesmo depois do parto ainda existe inchaço, acúmulo de gordura onde não devia ter, ou seja, o corpo ainda fica com a silhueta alterada por um período e o cirurgião não terá uma visão real do corpo dessa mulher para planejar a operação. Por isso, não é indicado realizar a cirurgia plástica nessa fase”, afirma o médico.

De acordo com Dr. Alan Landecker, o principal equívoco das pacientes é querer perder o peso da gravidez instantaneamente após o parto com uma cirurgia plástica. “É importante lembrar que a técnica é indicada para corrigir depósitos de gorduras localizadas e/ou flacidez de pele em pacientes que estão no peso ideal, ou próximo disso. Mulheres que deram à luz recentemente precisam adotar uma rotina saudável com alimentação equilibrada e exercícios físicos. Muitas pacientes costumam depositar na cirurgia plástica todas as esperanças de conseguir um corpo renovado. Mas, elas precisam ter consciência de que ela será o complemento de um programa de bem-estar, que inclui dieta balanceada, exercícios físicos e também equilíbrio psicológico”, esclarece o médico.

Impactos na amamentação e nos cuidados com o bebê

Para o cirurgião plástico, o principal risco da cirurgia no período pós-parto é o mal resultado. “Se o corpo não estiver no seu estado normal, você realiza a operação, mas não tem parâmetros corretos. Desses resultados, a insatisfação mais comum é em relação à estética pós-cirúrgica”, declara. “No período certo, ou seja, após os seis meses do término da amamentação, a paciente é vista dentro de parâmetros normais. Mas, é necessária uma avaliação médica criteriosa. Só existem restrições para pegar peso, assim a mulher não poderá lidar sozinha com a rotina do bebê”, enfatiza.

Em sua opinião, é importante deixar claro que a cirurgia plástica não deve ser feita tendo o emagrecimento como objetivo. “A regra serve para qualquer paciente, pós-gravidez ou não. A pessoa precisa estar no seu peso ideal ou próximo dele. Se estiver com sobrepeso, necessitará de um programa de educação física e acompanhamento nutricional antes do processo cirúrgico. Se a paciente estiver acima do peso, o resultado não será satisfatório e há maiores riscos de complicações, como infecção na ferida cirúrgica e trombose”, alerta o especialista.

Outra questão relevante para as mamães é que a cirurgia plástica pode interferir no aleitamento materno. Durante o período do aleitamento materno, existe uma série de medicamentos que não devem ser ingeridos. E a anestesia e outros medicamentos relacionados à cirurgia podem interferir na composição do leite oferecido à criança. Por isso, recomenda-se que a mulher já tenha terminado de amamentar.



Tipos de cirurgias mais comuns

Em sua prática clínica, o Dr. Alan Landecker observa que as cirurgias plásticas mais procuradas por mulheres que tiveram filhos são nas mamas e no abdômen, pois são as partes do corpo que mais se modificam durante a gestação. Segundo ele, há casos onde a pele não consegue retrair suficientemente, gerando flacidez e assim alteração do contorno corporal.

“Para as mamas, há duas possibilidades. Quando elas atrofiam e ficam retraídas, mas sem flacidez de pele, o implante mamário pode ser suficiente. Quando há tem flacidez, corrige-se, tirando o excesso. Em algumas pacientes o implante também pode ser utilizado”, explica.

O médico frisa que a prótese colocada corretamente não atrapalha a amamentação. A mulher pode praticar o aleitamento materno normalmente. Como prevenção é indicado que a paciente realize exames anuais para o controle das mamas, após a inclusão do implante mamário.

No abdômen, normalmente, a procura acontece devido ao acúmulo de gordura na parede, flacidez de pele ou muscular - os músculos ficam separados, chamado tecnicamente de diástase. “Isso gera uma fraqueza na parede muscular, as vísceras se insinuam pra frente, o que gera uma protuberância, ou seja, perde-se o abdômen reto. A abdominoplastia geralmente é capaz de corrigir estes problemas”, finaliza Dr. Alan Landecker.



Perfil

Dr. Alan Landecker, formado em Medicina e Cirurgia Geral pela Universidade de São Paulo, iniciou sua formação em Cirurgia Plástica com o Professor Ivo Pitanguy, com quem trabalhou durante três anos. Tornou-se Membro Titular e Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e, também membro da prestigiada International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS). Realizou pós-graduação/especialização clínico-cirúrgicas nas Universidades de Miami, Alabama, Pittsburgh, New York e Texas Southwestern, um dos mais importantes centros de formação em cirurgia plástica dos Estados Unidos, o que permitiu desenvolver estudos que foram apresentados em eventos científicos e publicados em revistas internacionais especializadas.

Procedimentos realizados pelo Dr. Alan Landecker:

Nariz – Face – Mamas – Implantes Mamários - Abdome – Lipoaspiração – Pálpebras – Orelhas – Braços – Coxas Cirurgia Reparadora - Procedimentos corporais e faciais estéticos

5 comentários:

  1. Hummm gostei do post!
    Preciso fazer,mas ainda estou amamentando...
    Dá uma passadinha no meu blog dps...
    sua visita me alegrará;
    Beijos.

    http://lorybraga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ameii o post;) legalll
    Xero...♥
    geneebruna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostei do post.Muito bom! Visite o blog de Guga http://www.meuestilogugafernandes.com.br/2010/

    ResponderExcluir
  4. Bacana o post, parece que ajuda bastante! Mas eu estou longe disso... rs estou seguindo aqui, amei. Quando puder, passa no meu bloguinho?

    http://tvfabulous.blogspot.com

    Bjs, Sté

    ResponderExcluir
  5. Muito legais essas informações.
    Mas acho que se a mãe se cuidar durante toda a gestação e depois, pode sofrer o mínimo de mudanças possíveis no corpo. Muitas mulheres se acomodam justamente por ter condições de fazer uma plástica posteriormente.
    Beijos

    ResponderExcluir




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Este blog possui atualmente: Comentários em Artigos! Widget UsuárioCompulsivo

Vídeo não pode ser exibido.